24 DE AGOSTO DE 2023. POR THAÍS FERREIRA / FOTO: PRETA RIBEIRO

Reconhecimento na 16ª ExpoGenética: Mérito ExpoGenética e Mérito ABCZ Mulher homenageiam contribuições para a pecuária zebuína

Reconhecimento na 16ª ExpoGenética: Mérito ExpoGenética e Mérito ABCZ Mulher homenageiam contribuições para a pecuária zebuína
A 16ª ExpoGenética celebra não apenas os avanços no melhoramento genético, mas também as personalidades que têm desempenhado papéis significativos no fomento da pecuária zebuína. Na manhã de hoje (24), foram entregues as comendas Mérito ExpoGenética e Mérito ABCZ Mulher, reconhecendo e destacando o trabalho incansável para o desenvolvimento e aprimoramento do setor.

“Reconhecimento! O maior patrimônio de uma entidade são as pessoas. Na 16ª edição da ExpoGenética, não poderíamos deixar de eternizar a gratidão que a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu tem por aqueles que, incansavelmente, contribuem para o desenvolvimento da pecuária zebuína”, destacou o Presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid, em seu discurso de abertura.

Confira abaixo a lista de homenageados:

Mérito ABCZ Mulher:

Cláudia Helena Monteiro: Cláudia iniciou sua trajetória na agropecuária há 20 anos, na extinta revista O Zebu no Brasil. Em 2014, fundou, juntamente com seu marido, Gustavo Miguel, a Revista Pecuária Brasil, publicação especializada em pecuária com foco nas raças zebuínas. Cláudia conheceu e divulgou o trabalho de pecuaristas em todos os estados do Brasil, e também da Bolívia e Paraguai. Em 2020, idealizou, editou e publicou o livro Genética de Ouro – O DNA da Pecuária, obra biográfica de Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, que reúne a história dos mais importantes pecuaristas da história do Zebu na América do Sul. Cláudia tem três filhos: Arthur, Augusto e Matheus. Em síntese, uma mulher do agro, que muito se orgulha do seu trabalho em prol das raças zebuínas.

Giovana Alcantara Maciel: Giovana é graduada em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras, tem mestrado e doutorado em Solos e Nutrição de Plantas. Trabalha na Embrapa desde 2008 com forragicultura e pastagens, sistemas integrados de produção. Em 2015 foi agraciada com o Prêmio Jabuti, na categoria Meio Ambiente, pela edição técnica do livro Agricultura Conservacionista no Brasil. Desde 2019, através de um acordo cooperação técnica entre Embrapa Cerrados e ABCZ, está lotada na ABCZ desenvolvendo pesquisa e inovação na Fazenda Experimental da ABCZ, Epamig e IFTM. Também faz parte do conselho gestor do Parque Tecnológico de Uberaba.

Maria do Carmo dos Mares Guia Dias: Maria do Carmo, carinhosamente chamada de Dona Zicaca, é mineira de Santa Bárbara, formada em Ciências Biológicas pela UFMG e em espanhol como língua estrangeira, com diploma superior de espanhol expedido por El Ministro de Educación y Ciencia del Reino de Espanha, tendo lecionado o idioma durante 16 anos. Casada há 58 anos com Milton Dias Filho, tem 3 filhas e 5 netos, encontrou tempo para se dedicar de corpo e alma à família e ao trabalho voluntário em uma comunidade rural na fazenda ICIL, município de Itacarambi (MG). Criou grupos de aulas voluntárias de bordados e costura, com o objetivo de organizar um bazar de bordados voltado para gerar renda para as famílias envolvidas. Em 2022, publicou o livro ‘O Dom de Cuidar’, após se dedicar a acompanhar e perceber as nuances de sua mãe em idade avançada e que necessitou de cuidadores ao viver até os 110 anos. Continua prestando assistência e ajuda às pessoas que têm familiares idosos e cadeirantes que necessitam de acompanhamento de cuidadores.

Milena Menezes Palhares Corrêa: Milena se formou em Nutrição no ano de 2000, após exercer durante anos a profissão, viu seus olhos brilharem em uma nova direção, quando conheceu, durante um dia de campo na fazenda Tabaju, a raça Sindi. O encanto foi imediato. Em 2014 começa a criação da raça com a compra, através do Sr. Adaldio Castilho, de duas espetaculares doadoras, duas filhas da Jangada da Estiva. Sua primeira participação em pistas foi na inauguração da raça Sindi na Expogrande de 2017, já levando premiações. Participou da criação do Núcleo de Criadores da Raça Sindi, pela Acrissul, também no ano de 2017, em Campo Grande (MS). Realizou seu primeiro leilão Sindi da própria marca em 2020, com 100% de liquidez. Também participou como convidada de vários leilões de reprodutores pelos estados do MS e MG, contribuindo para a divulgação da raça e todo o seu potencial.

Sônia Maria de Paula Rezende: Sônia é filha de Geraldo Soares de Paula e Carmen Mascarenhas de Paula. Casada com Luiz Carlos Carvalho Rezende, mãe de Guilherme de Paula Rezende e André de Paula Rezende. Como sucessora do legado genético então deixado por Geraldo, ao tempo em que esse ano se comemoram 145 anos de linhagem Lemgruber no Brasil, Soninha, como é conhecida carinhosamente por todos, segue firme, com tecnicidade, intuição e sensibilidade, na seleção do Nelore GP na Fazenda Papagaio, distrito de Tomás Gonzaga, Curvelo (MG). Além de associada da ABCZ, participa ativamente da difusão da linhagem Lemgruber no cenário nacional, assim o fazendo como diretora do Núcleo dos Criadores de Nelore do Centro de Minas, bem como da Associação Mineira dos Criadores de Zebu (AMCZ). Por seu trabalho, foi, em 2015, laureada pela Federação da Agricultura e Pecuária do estado de Minas Gerais (Faemg) com a medalha de Mérito Rural, então instituída pela Assembleia Legislativa mineira.

Tatiane Almeida Drummond Tetzner: Tatiane Tetzner é Médica Veterinária pela Famev-UFU, Mestre e Doutora em Reprodução Animal pela Unesp, tem MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e Organizações Sustentáveis pela USP. É especialista em julgamento das raças zebuínas pela Fazu e jurada efetiva pela ABCZ e Associação Brasileira dos Criadores de Girolando. Atualmente membro do Conselho Deliberativo Técnico (CDT) da ABCZ. É Diretora de Relações Internacionais da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando e Diretora e proprietária da Padma Consultoria Pecuária. É orientadora e co-orientadora de teses de estudantes de pós-graduação e de cursos de graduação em Medicina Veterinária e Zootecnia. Já atuou como jurada efetiva nas raças Gir Leiteiro, Guzerá, Nelore, Sindi, Tabapuã, Brahman e Indubrasil, bem como na raça Girolando. Teve atuação técnica em cursos e julgamentos no exterior em vários países da América Latina: México, Colômbia, Equador, Venezuela, Bolívia, Panamá, Costa Rica, Honduras, El Salvador, Guatemala e República Dominicana. Tatiane soma diversas publicações científicas e técnico-científicas em revistas especializadas, de extensão, anais de congressos e capítulos de livros. Autora do livro Gir Leiteiro: A Nossa Raça e co-autora no livro Grandezas do Gir Leiteiro.

Valéria Cunha Campos Guimarães: Valéria Guimarães é Doutora em Endocrinologia pela Faculdade de Medicina de São Paulo e pela Universidade de Chicago. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, onde desenvolveu, liderou e contribuiu com inúmeras realizações na saúde pública de nosso país. Teve participação na elaboração do documento que implantou a estratégia global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre dieta, atividade física e saúde, e auxiliou na redação da emenda à Constituição Brasileira que abriu o caminho para que o pet-scan pudesse ser usado hoje. Por estes feitos e por muitas contribuições em várias sociedades científicas das quais participa ativamente, a Dra. Valéria recebeu o prêmio máximo da Sociedade Americana de Endocrinologia. Também foi premiada pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e recebeu a medalha Brasília 60 anos. Nos últimos três anos, abraçou a tradição familiar na pecuária, que soma 70 anos sob a bandeira do Tabapuã. Agora, na quarta geração, com prática de cientista e DNA de pecuarista, lidera o projeto ‘Mais Carne, Mais Rápido e de Melhor Qualidade’ de sua propriedade, utilizando inovação e tecnologia aliadas à genética de ponta na Fazenda Balsas - Onda Verde, em Mimoso (GO).

Mérito ExpoGenética 2023:

Categoria Criador

Eduardo Folley Coelho: Eduardo é Engenheiro Civil, pós-graduado em Marketing, proprietário da Genética Aditiva Agropecuária. É p
residente do Instituto das Águas da Serra da Bodoquena e Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Miranda. Atua como conselheiro do Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Mato Grosso do Sul. É proprietário de passeios de ecoturismo na região de Bonito (MS), entre eles o Recanto Ecológico Rio da Prata, Estância Mimosa Ecoturismo e Lagoa Misteriosa Ecoturismo.

João Cruz Reis Filho: João Cruz é natural de Belo Horizonte (MG), mas tem raízes familiares e afetivas na Zona da Matta mineira. Possui graduação em Agronomia (2003), mestrado (2006) e doutorado (2009) em Genética e Melhoramento – todos pela Universidade Federal de Viçosa. É pós-doutor pelo Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável da UFV. Criador de Gir Leiteiro, Girolando e Mangalarga Machador (Fazenda Sumaúma) e ex-presidente do Sindicato Rural de Miradouro. Servidor afetivo do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), no cargo de auditor fiscal federal agropecuário. No Ministério, foi chefe da assessoria de Gestão Estratégica (2013/2014). Foi Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (2015/2016) e presidiu o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Agricultura – Conseagri (2016). De 2019 a 2022 foi diretor técnico do Sebrae Minas. É ex-diretor da Abraleite, ABCGIL e ABCZ.

Shiro Nishimura: Shiro é filho de imigrantes japoneses e viveu uma infância simples em Pompéia (SP). Junto à sua família, migrou para o Mato Grosso. É Engenheiro Agrônomo pela Unesp de Jaboticabal e pecuarista. Contribuiu para fortalecer a Jacto, empresa do segmento de máquinas e implementos agrícolas fundada pelo seu pai, o senhor Shunji Nishimura. Tornou-se presidente da Jacto e destacou-se na seleção da raça Nelore. Foi presidente da CSMIA (Câmaras Setoriais de Máquinas e Implementos Agrícolas) e Abismaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos). Atualmente é presidente da Confraria da Carcaça Nelore. Shiro é uma das personalidades de destaque do agronegócio brasileiro.

Categoria Especial

Fernando Augusto S. Santos: Fernando é formado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). É chefe da unidade técnica regional do Ministério da Agricultura em Uberaba (MG) e, dentro de suas atribuições, está a fiscalização de todo o processo relacionado à exportação e importação de animais vivos, material de multiplicação animal (sêmen, embriões, ovos férteis de galinha), junto a empresas, bem como ao porto seco de Uberaba. Com relação ao porto seco de Uberaba, destacam-se ainda as atividades relacionadas à exportação / importação de produtos destinados à alimentação animal e medicamentos de uso veterinário, fiscalização dos centros de coleta e processamento de sêmen bovino, centros de coleta e processamento de embriões, centros de produção in vitro de embriões e registrados no Mapa e fiscalização das quarentenas relacionadas à exportação / importação de bovinos vivos. É membro do Conselho Deliberativo Técnico (CDT) da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

Categoria Pesquisador

Fábio Luiz Buranelo Toral: Fábio Toral é natural de Jandaia do Sul (PR). É formado em Zootecnia pela Universidade Estadual de Maringá, mestre em Genética e Melhoramento Animal pela Universidade Estadual Paulista, Jabotical. É doutor em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa, além de pós-doutor em Genetics And Genomics pelo Instituto Roslin da Universidade de Edimburgo, Escócia. Atua como professor titular do departamento de Zootecnia da Escola de Veterinária, UFMG. É coordenador do programa de Pós-Graduação em Zootecnia da UFMG, bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), Coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Programa de Melhoramento Genético Embrapa – Geneplus e assessor técnico de melhoramento genético PMG2B.

Categoria Técnico

Fernando J. Garcia de Carvalho: De Pouso Alegre (MG), Fernando Garcia de Carvalho, também conhecido como Fernando Bigode, é Zootecnista, formado pela Fazu em 1986. É jurado efetivo da ABCZ com pós-graduação em Julgamento das Raças Zebuínas. Foi gerente pecuário da Fazenda Moradas do Prata (Batatais/SP) de 1991 a 2010. Atualmente é técnico habilitado do PMGZ e faz parte do Conselho Deliberativo Técnico da ABCZ, RAÇA Tabapuã. É diretor proprietário da FB-GAP (Fernando Bigode – Gestão e Assessoria Pecuária) atuando na área de melhoramento genético (acasalamentos dirigidos/PMGZ) e gestão de fazendas e manejo de rebanhos nos estados de SP, MG, BA, GO e MS).

Vanessa Barbosa: Vanessa é graduada em Zootecnia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Tem mestrado em Medicina Veterinária e Sanidade e Produção Animal pela Universidade Federal de Goiás, e especialização em Zootecnia pela mesma instituição. Sua experiência em Zootecnia, com Ênfase em Produção Animal e Melhoramento Genético, a trouxeram para a ABCZ. De 2008 a 2011 foi Responsável Técnica do Escritório Técnico Regional (ETR) de Belo Horizonte (MG). Desde 2012 é Responsável Técnica pelo ETR de Goiânia (GO), e Supervisora do PMGZ na região Centro-Norte.


 

PATROCÍNIO

CERVEJA OFICIAL

REALIZAÇÃO

Usamos Cookies para personalizar e melhorar a sua experiência em nosso site. Visite nossa Politica de Cookies para saber mais.

Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies.

Aceitar